terça-feira, 8 de abril de 2008

Jornalista lança livro sobre movimento hippie

Daniel Moncada


O jornalista Joel Macedo lança ess semana o livro “Albatroz – O encontro das tribos na Califórnia dos Anos 60”. Escrito entre 2006 e 2007, “Albatroz” baseia-se no movimento hippie e mostra como alguns conseguiram escapar mantendo a lucidez. Joel visitou os festivais de rock e o movimento hippie da Califórnia para resgatar uma trilha que parecia definitivamente perdida.

O escritor fez parte das fileiras da primeira edição do jornal (hoje revista) Rolling Stone no Brasil, participou do movimento de imprensa alternativa dos anos 1970, no Rio de Janeiro. Atravessou os Estados Unidos por terra em duas ocasiões presenciando as transformações dos anos 60, e viajou por Europa, Norte da África, Ásia Central, Índia e Nepal como correspondente.

“Albatroz” é um romance que começa no Festival de Altamont em 1969, onde os Rolling Stones cometeram o erro de contratar os Hell Angles para a segurança e faz uma remissão ao Verão do amor em 1967, às experiências com LSD de Timothy Leary e Ken Kesey, tudo ao longo da história de dois amigos, um brasileiro e um americano, unidos pelo acaso.

A edição foi toda bancada pelo próprio Joel e ele afirma que o livro não se baseia em acontecimentos biográficos: “'Albatroz' é um livro de ficção, eu sou um contador de histórias. Talvez um dos únicos da geração hippie. Eu falo do que vivi naquela época. Mas se eu te disser que estive em Altamont vou estar me entregando. Por acaso, eu estava na Califórnia em dezembro de 1969, mas não estive em Altamont. Só meus personagens estiveram".

O livro está a venda nas livrarias Argumento, Galileu, Travessa e Saraiva.

Clique aqui para voltar para o Tardes Digitais

Nenhum comentário: